
Paixão à primeira vista. Primeira meeesmo?
Platão afirmava que a visão não é apenas o que os olhos podem ver na sua função física, mas também uma percepção espiritual. Para algumas vertentes espiritualistas, justamente, a paixão à primeira vista é sintoma de lembranças de vidas passadas. Pitágoras dizia que existe uma energia secreta entre contemplador e contemplado, um vínculo regido por leis ocultas, para o qual até hoje a ciência oficial passa reto.
Casa, separa. Casa, separa.

Por outro lado, seguindo uma tendência verificada desde 1991, tem aumentado também a legalização de uniões consensuais, casamento coletivos, registros de nascimentos, etc. Cerca de 11% das crianças nascidas no Brasil ainda não são registradas, sendo que o Amazonas já teve mais de 40% de nascimentos sem registro.
Na onda do descasamento, as estatísticas mostram que divórcios crescem mais percentualmente do que as separações judiciais.
Mas os números brasileiros apontam uma curiosidade: maio não é mais o mês das noivas, hoje em dia a maioria dos casamentos ocorre em dezembro. Especialistas dão conta de que o help do 13° influencia de perto esta preferência.
(*) Em 2007, quando se completou 30 anos da instituição do divórcio no Brasil, a taxa atingiu o pico, num crescimento de 200% em relação a 1984. Em números absolutos os divórcios concedidos passaram de 30.847 em 1984 para 179.342 em 2007.
Chocolate: o salva-vidas das relações

Ahã... Segundo Helen Fisher, antropóloga do Museu de História Natural dos Estados Unidos e autora do livro “Anatomia do amor”, o chocolate contém feniletilamina, a mesma substância que o cérebro produz quando as pessoas estão apaixonadas. Ela é uma proteína importante que age na produção da serotonina, responsável pela sensação de satisfação que estimula a motivação e a felicidade. Isso explicaria por que algumas pessoas chegam a devorar uma caixa de bombons inteira quando estão deprimidas.
Comer chocolate, então, ajuda as pessoas a ficarem mais carinhosas e abertas ao amor. Alguns pesquisadores acreditam que o hábito chega até mesmo a influenciar a libido.
E a velha história de virar chocólatra não corresponde à realidade. Essa delícia não vicia. Nosso nível de serotonina aumenta logo depois que a ingerimos mas se estabiliza em pouco tempo.
Mas você sabe: engorda um monte...
Sinais físicos se ele está na sua ou não

Numa conversa de perto com alguém, enviamos vários sinais inconscientes do nosso cenário emocional além das palavras em si. Muitas vezes, a sinalização não-verbal chega até a contrariar o que estamos dizendo.
Então, sempre é bom pesquisar e conhecer esses sinais. Um pé apontado para você, por exemplo, é sintoma certo de interesse, enquanto apontado para a porta significa que o outro está a fim é de sair de perto. Braços cruzados indicam necessidade de distância e limite, idem a segurar o cigarro com os dedos para cima e a ponta do cigarro para trás. Sutil, hein?
Ficar acariciando o sofá ou a almofada enquanto conversa pode sinalizar que você está a fim de intimidades com o outro, assim como balançar ou acariciar muito seu próprio cabelo.
O sempre cult "O Corpo Fala", livro de Pierre Weil, dá várias dicas que mostram quando o outro está interessado em você:
:: Os lábios dele ficam entreabertos enquanto olha para você;
:: As narinas se alargam e o rosto parece que se "abre";
:: As sobrancelhas dele permanecem um pouco levantadas enquanto você está falando;
:: Em pé, ele mantém as mãos no quadril enquanto conversa com você. Isso indica que ele está bem com o próprio corpo e ainda aponta para as próprias genitais;
:: Vai tocar o rosto muitas vezes enquanto conversa com você. A combinação de excitação, vaidade e auto-erotismo denunciam o interesse dele por você;
:: Ele vai começar a apertar e girar o copo ou a lata que estiver segurando, em um ato inconsciente que denuncia no que ele está pensando;
:: Vai lhe emprestar o paletó, caso você sinta frio. Em outras palavras, vai marcar o território que considera dele.
Sobre este interessante tema, veja muitos detalhes também no ABSOLUTA/beleza:
O corpo fala. E muito!! Quem tem bumbum achatado vive sob comando alheio e mulher de barriga costuma ser teimosa mas lhe falta atitude para resolver os problemas. E por aí vai. A linguagem corporal emite vários sinais de nosso panorama emocional. Confira roteiro detalhado do que representam as formas e os "probleminhas" estéticos.
http://absoluta-beleza.blogspot.com/2008/12/blog-post.html
Amar na velhice, fel ou mel? O que o poeta acha...

Releituras de MPB mostram outros amores
Impressionante. Conhecendo o verdadeiro contexto que as inspiraram, certas canções da nossa MPB revelam outras mensagens - diferentes e até mais tocantes. E tudo a ver com relacionamentos, aliás.
Já rolou pela web há tempos, por exemplo, a informação de que GOSTAVA TANTO DE VOCÊ, sucesso de Tim Maia, não foi endereçada a uma namorada: Édson Trindade, o compositor, escreveu a música para sua filha falecida em um acidente. Daí se entende com outros olhos trechos famosos como: "Não sei por que você se foi/Quantas saudades eu senti/E de tristezas vou viver/E aquele adeus não pude dar".

Ok, mas pouquíssima gente deve saber que Cartola, em O MUNDO É UM MOINHO, ao escrever coisas tipo "Ainda é cedo, amor/mal começaste a conhecer a vida/já anuncias a hora de partida/sem saber mesmo o rumo que irás tomar" não falava também de uma namorada mas de sua própria filha, quando soube que ela era prostituta. Gravada também por Cazuza, agora podemos ressignificar versos como: "Presta atenção, querida/de cada amor tu herdarás só o cinismo/quando notares estás à beira do abismo/abismo que cavaste com os teus pés". Sem julgamentos, só para registro.

Veja mais detalhes em http://www.reflexoes.diarias.nom.br/COLABORADORES/ALVARO/MPB_HISTORIADETRESMUSICAS.pdf
Vídeos imperdíveis sobre amor

Absoluta sugere que você confira algumas criações super bacanas, rápidas, acessíveis, mas imperdíveis.
:: No blog da terapeuta Cláudia Alves (http://www.maoharmonica.blogspot.com/), veja como funciona nossa terceira malha energética a partir do encontro de duas pessoas.
http://www.emfworldwidestore.com/media_files/video/new_third_lattice/in>
dex.php?v=ThirdLattice480x360& (peça legendas em português na base do vídeo)

:: No site da escritora Carolina Salcides (http://www.carolinasalcides.com.br/), na seção de vídeos de seus trabalhos, confira o tocante “A Vida é Mágica”, também disponível no YouTube, cópia que reproduzimos a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=NdZekyB4Eg4
Nenhum comentário:
Postar um comentário