Previsões para os signos em 2009

Você anda sentindo um certo conflito entre a necessidade de estrutura e o desejo de liberdade?
Pois é, essa força está viva na gente desde outubro e se estenderá por todo o ano que vem. Prepare-se! As estruturas muito rígidas estão colapsando, o novo vem aí, mas ninguém sabe ainda que formato ele terá, então as pessoas ficam tensas.
E os relacionamentos sentem isto, direto. Neste estudo da astróloga Giane Portal, veja o que o céu nos apronta para 2009 em perspectiva coletiva e, também, signo por signo.


Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que isso que a gente conhece como signo é só um dos muitos fatores que fazem parte do nosso mapa astral. Quando usamos a expressão "signo" estamos generalizando, pois nos referimos na verdade ao signo solar, que é uma determinada posição que o sol ocupa no céu durante o ano. Quando o sol muda de posição, muda o signo.
Assim como o sol, os outros planetas do sistema solar também se encontram em signos, só que uns levam bem mais tempo do que outros para mudar de posição. Assim, na verdade temos não só o signo solar, mas o signo da lua, de todos os planetas, o ascendente, e vários outros fatores que individualizam os mapas.
O ideal é que a pessoa conheça seu mapa astral para entender as relações entre esses diversos fatores. O signo solar, por exemplo, é o caminho de vida, o propósito, a energia vital da pessoa. O ascendente vai falar da personalidade, e a lua das emoções e reações, só para citar alguns exemplos. Assim, se além do seu signo solar, você conhece o seu ascendente, deve ficar ligado para o prognóstico deste signo também, pois ele vai falar de como sua personalidade vai ser afetada durante o ano.

Estrutura X liberdade - Temos um aspecto bastante tenso no céu, que é a oposição entre saturno em virgem e urano em peixes, desde outubro deste ano. Esse aspecto irá se estender durante todo o ano de 2009. É o conflito entre a necessidade de estrutura e o desejo de liberdade. As estruturas muito rígidas estão colapsando, para dar lugar ao novo. Só que ninguém sabe ainda que formato terá esse novo, então as pessoas ficam tensas. E uma das áreas que mais sofrem com isso são os relacionamentos.

E como os relacionamentos são afetados? Da seguinte forma: as pessoas podem viver este conflito em relação a eles mesmas versus algum fator do mundo exterior, identificando-se com um dos lados dessa tensão entre o conservador e o novo, o previsível e o inesperado, OU podem projetar um destes tipos de energia, com o qual se identificam menos, no parceiro.

Não quer necessariamente dizer que o outro seja do jeito que ela enxerga, mas a pessoa lê assim. A saída é marcada por um aspecto que teremos a partir de maio de 2009, que é a conjunção de Júpiter e Netuno no signo de aquário. Então, em geral, você deve trabalhar a empatia, se colocar no lugar do outro, o sentimento de amizade e, sobretudo, o respeito pelas diferenças individuais.

Veja agora as previsões signo por signo:

Áries
O signo de áries será desafiado a agir de forma menos intempestuosa. Situações ligadas a autoridades ou hierarquias poderão representar um fator de bloqueio ou inibição de sua forma impulsiva de ação. É necessário que aprenda com isso a canalizar sua energia para coisas produtivas, parar de dar murro em ponta de faca e lutar pelo que realmente vale a pena. Os arianos não vão mais simplesmente poder entrar de cabeça em tudo como costumam fazer, os que insistirem nesse comportamento enfrentarão conseqüências destrutivas.
Touro
Os taurinos estarão passando por um processo de reestruturação através de transformações que conduzirão a um aumento de poder. Porém, serão desafiados a agir com mais criatividade e generosidade, para poderem aproveitar essa grande oportunidade de desenvolvimento. Cuidado com o aumento da soberba e outras energias sombrias.
Gêmeos
Os geminianos estão afinados com a energia de ampliação de seus valores, sua ética, de receptividade, mas estão sendo muito desafiados tanto em termos de estrutura quanto em termos de surpresas e imprevistos. Precisarão usar a criatividade para criar uma nova realidade para si mesmos.
Câncer
Os cancerianos serão fortemente chamados a rever seus conceitos mais íntimos e familiares, e a energia é de transformação muito profunda. Entretanto, serão amparados por uma energia criativa, de pensar fora da caixa, de uma forma menos convencional.
Leão
Os leoninos terão de desenvolver uma atitude mais altruísta e coletiva, despertando sua verdadeira nobreza. Para poderem manifestar ser brilho, terão de voltar-se para a comunidade, com um propósito maior que seu próprio ego. As frustrações poderão conduzir a excessos, em uma tentativa de fuga da realidade.
Virgem
Os virginianos estão sentindo muito a crise com o planeta saturno passando em seu signo, mas uma oportunidade maior de transformação e reestruturação vem se configurando. Eles e os piscianos, mais que todos, têm recebido o impacto muito forte desta tensão entre a necessidade de estrutura e a presença do caos, a estabilidade versus os contratempos.
Libra
Libra estará sendo desafiada a examinar as situações com maior profundidade, não ficar tanto no mundo superficial e das aparências. Entretanto, os librianos estarão conectados a uma fonte de intuição e inspiração criativa bastante favorável neste processo.
Escorpião
Os escorpioninos estarão passando por um ano de inspiração e processo de liberação. Entretanto, devem estar atentos ao excesso de imaginação, pois escorpião já é desconfiado, então precisa cuidar muito para não confundir o real e o imaginário. Caso contrário, a desconfiança pode virar paranóia, e simples devaneios podem ser vistos como grandes insights ou revelações.Sagitário
Os sagitarianos acabaram de sair de um longo processo de transformação, e no momento estão desafiados a ter idéias originais que possam ser postas em prática... Sagitário gosta muito de olhar para o futuro, mas ele está sendo chamado a atuar no presente. Com isso, pode sentir uma certa restrição em sua liberdade.
Capricórnio
Com a entrada de plutão em capricórnio, agora é a vez dos capricornianos passarem pelo processo de transformações que até 2008 vinha sido vivenciado pelo sagitário. Essas transformações ocorrerão em nível muito profundo, estrutural, e os capricornianos precisarão estar bem preparados para isso, desenvolvendo, sobretudo, a flexibilidade. É necessário que eles avaliem cuidadosamente o que é essencial, e invistam suas energias nisso. "Tudo o que é sólido se demancha no ar...". Esse processo pode ter com conseqüências tanto uma grande quebradeira, como um considerável aumento de poder pessoal para os capricornianos.
Aquário
Os aquarianos terão ótimas oportunidades de desenvolvimento espiritual, místico, criativo, insights, e sua capacidade visionária estará reforçada, devido à conjunção de júpiter e netuno neste signo. Entretanto, devem tomar cuidado com exageros e a falta de foco, para não se perderem em excessos de fantasia ou não se entusiasmarem demais por coisas ou situações que acabarão revelando-se ilusórias, ou simplesmente não corresponderão às expectativas. Atenção também para a propensão ao consumo de álcool e drogas.
Peixes
O signo de peixes vem sentindo bastante o choque de realidades, vem sendo cada vez mais chamado a trazer para a prática, para o mundo concreto e tangível, a realização de suas inspirações. Entretanto, pode ser um processo bastante tenso e desgastante ter de lidar com a dura realidade dos fatos, embora seja um processo essencial para seu verdadeiro despertar.

Giane Portal
Astróloga
gianeportal@gmail.com
PORTO ALEGRE/RS


Ilustrações: Edição de arte a partir de arquivos de Adobe Images

3 comentários:

  1. EXELENTE.PARABÉNS.REGINA

    ResponderExcluir
  2. Muito mais direcionamento, muito do que eu tenho sentido ultimamente.
    Grata

    ResponderExcluir
  3. Identifico esta análise nas questões da crise econômica mundial. Creio que chegaremos em 2010
    mais amadurecidos.

    ResponderExcluir

 
Série Temática Edição Absoluta/Amores. Coordenação e Design: RICARDO MARTINS.