Amar e ser amado, arte difícil mas possível

Relacionamentos saudáveis são gerados por adultos equilibrados. Tarefa difícil, aliás. Nos primeiros 7 anos de formação, as crianças são antenas vivas que captam todo exemplo e valores dos pais. Mas nossa rede de relacionamentos está cheia de representações, mentiras e jogos de poder, absorvemos tudo isso e descobrimos que, para sermos aceitos, teremos que entrar no jogo também, ou seja, sermos aquilo que não somos.
Daí a importância dos trabalhos de cura e auto-conhecimento, que trabalham a desconstrução dessas máscaras que criamos a vida inteira para agradar meio mundo.
Mauricio Bastos e Patricia Cuocolo, coordenadores do Espaço Integração, criadores do workshop "A Arte de Amar e ser Amado", fruto de 7 anos de relacionamento, nos falam como trabalhar o ego em busca de relacionamentos mais conscientes e verdadeiros, e menos reféns da roda de sofrimento.



"O Amor não é apenas um sentimento, é também uma Arte." Honoré de Balzac

O tema relacionado ao amor tem sido alvo de muitos debates durante milênios, porém, questões básicas continuam atormentando a nossa vida diária.
Será que sabemos amar? O que é o amor?
A complexidade dos relacionamentos humanos é um campo tão vasto que sempre será motivo de estudo e pesquisas, pois a partir de cada olhar único, poderemos compreender diversos aspectos relacionados ao Amor. E é com grande prazer que compartilharemos alguns elementos que consideramos importantes para a construção deste tema.
Do nascimento até aproximadamente 2 anos de idade, "somos puro amor", nossa essência é totalmente amorosa e inocente. O que importa para nós nesta fase é o "aqui e agora", o toque amoroso de nossos pais, o alimento que nos é dado e o mundo novo que se apresenta. A curiosidade e o desejo de conhecer o novo são imensos.
Se voltarmos nossa percepção em direção ao passado, notamos que nossos pais tiveram as melhores intenções em relação a nós, porém de que maneira eles receberam amor de seus pais? Será que eles aprenderam a amar?
Quando saímos da barriga da mamãe, temos duas emoções básicas que irão reger nossas vidas até seu término: o medo e o amor. O medo do desconhecido (mundo novo, tudo diferente), o medo da mudança (para onde vou, estava tão quentinho e seguro na barriga), o medo da dor (estão me machucando, estão me cutucando), o medo de ser abandonado e morrer (para onde estão me levando, eu quero ficar ao lado da mamãe), entre outros.
Por sua vez, na outra polaridade, temos o sentimento do amor. O toque da mamãe, seu colo quentinho, o leite nutritivo, a presença e a segurança física do papai, o contato fraternal com os irmãozinhos, a sabedoria e experiência dos vovôs. Tudo isto remete à primeira recepção nesta vida. Deste modo, a forma como fomos gerados e recebidos irá determinar muitos caminhos em nosso destino.

Máscaras para agradar e ser amado - Conhecemos através de estudos da psicologia infantil que o processo de aprendizagem até os 7 anos acontece basicamente por "imitação". O agir, o pensar e o sentir de nossos pais são "imitados" por nós e, conseqüentemente, captamos este "formato" carregado de crenças pessoais que vão sendo passadas de pai para filho, sejam elas quais forem, façam bem ou mal.
A criança, desde sua fase intra-uterina, começa a perceber o mundo à sua volta. Desenvolve uma "antena" sintonizada principalmente com esta primeira matriz formadora que são seus pais, e paralelamente com tudo e todos que se relaciona com este núcleo inicial. Sua percepção funciona como um canal que recebe estímulos diversos, mas não tem defesas nem consciência para conhecer o que e a prejudica e o que a ajuda. Tudo é recebido de forma muito intensa.
Nossa sociedade está impregnada de vícios mentais e emocionais e, por conseqüência, nossos pais foram infectados também. Os papéis sociais, as representações, a hipocrisia, as mentiras e o jogo de poder começam a ser percebidos pela criança... e, é claro, por trás de tudo isto está novamente o medo. Assim, a criança começa a descobrir que, para ser aceita pelo outro, terá que entrar no jogo também, ou seja, ser aquilo que ela não é!!!!!

Surgem, então, os papéis/máscaras que ela vai utilizando para agradar e ser amada (formação do ego - a primeira identidade). Muitos "filmes" e personagens ilusórios são criados nesta fase e as famosas "crenças limitantes" são desenvolvidas e tornam-se uma sentença eterna se não forem "trabalhadas" ao longo da vida. Para a construção de um adulto equilibrado torna-se necessária a revisão dos valores adquiridos no passado. Se não o fazemos, ficamos presos à roda de sofrimento, pois muito dos comportamentos e crenças ficaram obsoletos e não são mais hábeis para atingirmos as nossas metas de um ser adulto. Neste momento começa o verdadeiro caminho da individualidade, que não é de maneira alguma sinônimo de egoísmo e, sim, do desenvolvimento do amor por si e da realização dos potenciais de vida.

A palavra coração desmembrada cor/ação significa cor-coragem, ação-agir, ou seja, "coragem de agir". O amor é uma dádiva conquistada quando o Ser tem a intenção real de se conhecer profundamente, de se aceitar como é, de se permitir viver o novo!
Quando assumimos realmente que não sabemos amar, mas que temos a intenção verdadeira de, a cada momento, regar a plantinha do amor em nossas vidas, aos poucos, esta planta começa a enraizar e torna-se uma árvore frondosa, forte e resistente, capaz de gerar frutos belos e saudáveis. Passamos, então, a acreditar que o amor é a verdadeira força curadora do mundo!!!
Você topa descobrir a sua Arte de Amar?

Mauricio Bastos
Terapeuta há 15 anos, desenvolve pesquisas com base no desenvolvimento da consciência e na psicologia budista. Criador do método "Terapia do Ser". Coordena práticas meditativas semanais (curso) e grupos intensivos (workshops). Criador do Espaço Integração na Granja Viana


Patricia Cuocolo
Graduada em Psicologia pela PUC/SP, com formação em Antroposofia, Rebirthing, Práticas e Estudos do Sagrado Feminino e Practitioner em Programação Neurolinguística. Associa técnicas do Ocidente e do Oriente com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de potenciais humanos. Atua como psicoterapeuta infantil/jovem/adulto, é facilitadora de grupos de auto-desenvolvimento, palestrante e coordenadora do Espaço Integração.

ESPAÇO INTEGRAÇÃO
www.espacointegracao.com.br
contato@espacointegracao.com.br
GRANJA VIANA/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Série Temática Edição Absoluta/Amores. Coordenação e Design: RICARDO MARTINS.