De Tudo um Pouco








Paixão à primeira vista. Primeira meeesmo?
Platão afirmava que a visão não é apenas o que os olhos podem ver na sua função física, mas também uma percepção espiritual. Para algumas vertentes espiritualistas, justamente, a paixão à primeira vista é sintoma de lembranças de vidas passadas. Pitágoras dizia que existe uma energia secreta entre contemplador e contemplado, um vínculo regido por leis ocultas, para o qual até hoje a ciência oficial passa reto.

Casa, separa. Casa, separa.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), continuam crescendo as taxas de divórcio, ano a ano. (*)
Por outro lado, seguindo uma tendência verificada desde 1991, tem aumentado também a legalização de uniões consensuais, casamento coletivos, registros de nascimentos, etc. Cerca de 11% das crianças nascidas no Brasil ainda não são registradas, sendo que o Amazonas já teve mais de 40% de nascimentos sem registro.
Na onda do descasamento, as estatísticas mostram que divórcios crescem mais percentualmente do que as separações judiciais.
Mas os números brasileiros apontam uma curiosidade: maio não é mais o mês das noivas, hoje em dia a maioria dos casamentos ocorre em dezembro. Especialistas dão conta de que o help do 13° influencia de perto esta preferência.

(*) Em 2007, quando se completou 30 anos da instituição do divórcio no Brasil, a taxa atingiu o pico, num crescimento de 200% em relação a 1984. Em números absolutos os divórcios concedidos passaram de 30.847 em 1984 para 179.342 em 2007.

Chocolate: o salva-vidas das relações
Ahã... Segundo Helen Fisher, antropóloga do Museu de História Natural dos Estados Unidos e autora do livro “Anatomia do amor”, o chocolate contém feniletilamina, a mesma substância que o cérebro produz quando as pessoas estão apaixonadas. Ela é uma proteína importante que age na produção da serotonina, responsável pela sensação de satisfação que estimula a motivação e a felicidade. Isso explicaria por que algumas pessoas chegam a devorar uma caixa de bombons inteira quando estão deprimidas.
Comer chocolate, então, ajuda as pessoas a ficarem mais carinhosas e abertas ao amor. Alguns pesquisadores acreditam que o hábito chega até mesmo a influenciar a libido.
E a velha história de virar chocólatra não corresponde à realidade. Essa delícia não vicia. Nosso nível de serotonina aumenta logo depois que a ingerimos mas se estabiliza em pouco tempo.
Mas você sabe: engorda um monte...

Sinais físicos se ele está na sua ou não

Numa conversa de perto com alguém, enviamos vários sinais inconscientes do nosso cenário emocional além das palavras em si. Muitas vezes, a sinalização não-verbal chega até a contrariar o que estamos dizendo.
Então, sempre é bom pesquisar e conhecer esses sinais. Um pé apontado para você, por exemplo, é sintoma certo de interesse, enquanto apontado para a porta significa que o outro está a fim é de sair de perto. Braços cruzados indicam necessidade de distância e limite, idem a segurar o cigarro com os dedos para cima e a ponta do cigarro para trás. Sutil, hein?
Ficar acariciando o sofá ou a almofada enquanto conversa pode sinalizar que você está a fim de intimidades com o outro, assim como balançar ou acariciar muito seu próprio cabelo.
O sempre cult "O Corpo Fala", livro de Pierre Weil, dá várias dicas que mostram quando o outro está interessado em você:
:: Os lábios dele ficam entreabertos enquanto olha para você;
:: As narinas se alargam e o rosto parece que se "abre";
:: As sobrancelhas dele permanecem um pouco levantadas enquanto você está falando;
:: Em pé, ele mantém as mãos no quadril enquanto conversa com você. Isso indica que ele está bem com o próprio corpo e ainda aponta para as próprias genitais;
:: Vai tocar o rosto muitas vezes enquanto conversa com você. A combinação de excitação, vaidade e auto-erotismo denunciam o interesse dele por você;
:: Ele vai começar a apertar e girar o copo ou a lata que estiver segurando, em um ato inconsciente que denuncia no que ele está pensando;
:: Vai lhe emprestar o paletó, caso você sinta frio. Em outras palavras, vai marcar o território que considera dele.
Sobre este interessante tema, veja muitos detalhes também no ABSOLUTA/beleza:
O corpo fala. E muito!! Quem tem bumbum achatado vive sob comando alheio e mulher de barriga costuma ser teimosa mas lhe falta atitude para resolver os problemas. E por aí vai. A linguagem corporal emite vários sinais de nosso panorama emocional. Confira roteiro detalhado do que representam as formas e os "probleminhas" estéticos.
http://absoluta-beleza.blogspot.com/2008/12/blog-post.html

Amar na velhice, fel ou mel? O que o poeta acha...
Um jornalista perguntou ao poeta Affonso Romano de Sant'Anna, casado há décadas com a escritora Marina Colassanti, como ele se via envelhecendo, com 60 e tantos anos, filhos crescidos, e tal. Respondeu, textualmente: “Uns envelhecem com fel, outros com mel. Minha vida está cada vez mais doce, apesar das amarguras sociais e políticas. E envelhecer não tem nenhum caráter pejorativo, melancólico. Às vezes algumas pessoas se assustam quando lêem um texto meu onde dialogo com a morte, com as rugas minhas e da amada. (...) Ah! O amor, sempre o amor! É o que nos resta de mais essencial. E é um aprendizado constante. Pensava, aos 20, que aos 30 conheceria tudo sobre isto e me apaziguaria. É o aprendizado interminável. Amar e desamar, fazer e refazer. É como a vida. O amor não pode ser uma superestrutura estética acima de todas as coisas. Ele interage com tudo. E é ele que dá sentido, é o cimento visível e invisível que une as pedras do meu edifício existencial. Do amor aos cães, do amor às plantas, às amadas pessoas que dão sentido à minha vida”.

Releituras de MPB mostram outros amores
Impressionante. Conhecendo o verdadeiro contexto que as inspiraram, certas canções da nossa MPB revelam outras mensagens - diferentes e até mais tocantes. E tudo a ver com relacionamentos, aliás.
Já rolou pela web há tempos, por exemplo, a informação de que GOSTAVA TANTO DE VOCÊ, sucesso de Tim Maia, não foi endereçada a uma namorada: Édson Trindade, o compositor, escreveu a música para sua filha falecida em um acidente. Daí se entende com outros olhos trechos famosos como: "Não sei por que você se foi/Quantas saudades eu senti/E de tristezas vou viver/E aquele adeus não pude dar".
Ok, mas pouquíssima gente deve saber que Cartola, em O MUNDO É UM MOINHO, ao escrever coisas tipo "Ainda é cedo, amor/mal começaste a conhecer a vida/já anuncias a hora de partida/sem saber mesmo o rumo que irás tomar" não falava também de uma namorada mas de sua própria filha, quando soube que ela era prostituta. Gravada também por Cazuza, agora podemos ressignificar versos como: "Presta atenção, querida/de cada amor tu herdarás só o cinismo/quando notares estás à beira do abismo/abismo que cavaste com os teus pés". Sem julgamentos, só para registro.
FLOR DE LIS tem uma tocante história, embora comenta-se por aí que a história não seja real. Em todo o caso, Djavan seria casado com Maria, os dois teriam uma filha que se chamaria Margarida, mas sua mulher teve problema seríssimo na hora do parto, daqueles de optar pela vida de sua mulher ou da bebê. Ele pediu ao médico que fizesse tudo para salvar as duas, mas o destino foi punk: ambas faleceram no parto. Ufa, então se entende melhor porque escreveu: "Morto na beleza fria de Maria/E o meu jardim da vida ressecou, morreu/Do pé que brotou Maria, nem Margarida nasceu".
Veja mais detalhes em http://www.reflexoes.diarias.nom.br/COLABORADORES/ALVARO/MPB_HISTORIADETRESMUSICAS.pdf

Vídeos imperdíveis sobre amor
Absoluta sugere que você confira algumas criações super bacanas, rápidas, acessíveis, mas imperdíveis.

:: No blog da terapeuta Cláudia Alves (http://www.maoharmonica.blogspot.com/), veja como funciona nossa terceira malha energética a partir do encontro de duas pessoas.
http://www.emfworldwidestore.com/media_files/video/new_third_lattice/in>
dex.php?v=ThirdLattice480x360& (peça legendas em português na base do vídeo)

:: No blog “Universo em Você” (http://universoemvoce.blogspot.com/search/label/Vídeos), da escritora Vivian Weyrich, na seção de vídeos e arquivos PPS, assista “O Poder de Atração do Amor”, onde a autora aborda as relações e a Lei da Atração. Disponível também no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=OBz9kM6lCEQ&eurl=http://universoemvoce.blogspot.com/search/label/V%C3%ADdeos

:: No site da escritora Carolina Salcides (http://www.carolinasalcides.com.br/), na seção de vídeos de seus trabalhos, confira o tocante “A Vida é Mágica”, também disponível no YouTube, cópia que reproduzimos a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=NdZekyB4Eg4



As Cinco Consciências no Casamento

Thich Nhat Hanh é um monge budista vietnamita, mestre da Ordem Tiep Hien, budismo praticado sob o prisma do engajamento social. Ele conta que em Plum Village, toda vez que há um casamento, a comunidade inteira celebra a união e leva seu apoio aos noivos. Depois da cerimônia, a cada lua cheia, o casal recita as “Cinco Consciências” juntos, relembrando que amigos de toda parte apóiam seu relacionamento. Seja a união firmada ou não por lei, ela será mais forte e mais duradoura se tiver sido realizada na presença de uma Sangha - amigos que amam as duas pessoas e as apóiam dentro do espírito da compreensão e do amor. Antes das duas pessoas se casarem, elas têm que realizar juntas a prática da plena consciência e, tornando-se casados, deverão continuar praticando as Cinco Consciências como manifestação da Plena Consciência:
:: Somos conscientes de que todas as gerações dos nossos ancestrais e da nossa descendência estão presente em nós.
:: Somos conscientes das esperanças que nossos ancestrais, nossos filhos e os filhos de nossos filhos depositam em nós.
:: Somos conscientes de que nossa alegria, nossa paz, nossa liberdade e harmonia, são a alegria , a paz, a liberdade e a harmonia de nossos ancestrais, de nossos filhos e dos filhos de nossos filhos.
:: Somos conscientes de que a compreensão é o próprio fundamento do amor.
:: Somos conscientes de que reclamações e brigas não nos ajudam e fazem apenas crescer o fosso entre nós. É unicamente graças à compreensão, à confiança e ao amor que podemos nos transformar e crescer.
FONTE: http://interserblog.blogspot.com

Amores no Absoluta

Nossa homepage também tem uma editoria de Relacionamentos, no ar desde 2006, veja em http://www.absoluta-online.com.br/conteudo_cura_nossosamoresnossosrelacionamentos.html

E, como beleza tem muito a ver com amor, confira também o blog que iniciou nossa Série Temática, o ABSOLUTA/beleza: http://absoluta-beleza.blogspot.com



FOTOS: http://www.blogger.com/www.sxc.hu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Série Temática Edição Absoluta/Amores. Coordenação e Design: RICARDO MARTINS.